FIRE Jovem - Apresentação

11 de janeiro de 2020

Olá, senhoras e senhores

Prazer em conhecê-los, eu sou o FIRE Jovem, espero poder compartilhar minhas experiências e mostrar a jornada de um jovem no Brasil rumo à independência financeira.

Eaí, FIRE Jovem, quem é você ?
Bom, sou um jovem de 23 anos, moro no interior do estado de São Paulo na cidade de Campinas. Neste momento (início de 2020) estou finalizando a faculdade de engenharia química, moro com meus pais e faço estágio em uma indústria química relativamente próxima à minha casa. 

Nascido e criado em Campinas, sempre me interessei muito por esportes, jogo futebol semanalmente, mas também me viro bem em outras modalidades, como vôlei, tênis de mesa e badminton, a competitividade é uma de minhas características, para o bem e para o mal. Apesar de praticar esportes e ir à academia com frequência é difícil atingir meu peso ideal, isso porque comer, especialmente boa comida, é uma de minhas atividades preferidas.

Sinto um grande prazer ao aprender sobre assuntos diferentes e novos, por isso a leitura é um hábito em minha vida. Apesar de engenheiro químico (ou quase isso), gosto muito de livros sobre política, economia, história, psicologia e outros tópicos que se afastam do esteriótipo do 'exatóide' mente fechada. O Kindle me acompanha por todo lado. 

De forma geral levo uma vida simples, dividindo meu tempo entre estudos, trabalho, família, amigos e namorada. Não ligo para bens materiais, tento me ater ao que é necessário e útil, dou valor às minhas relações interpessoais mais do que qualquer coisa, afinal, se a gente não leva nada dessa vida, que pelo menos sejamos felizes neste tempinho por aqui e, acredito eu, nossas relações são o melhor caminho para felicidade.

E de onde veio essa ideia de Independência Financeira ?


FIRE Jovem descansando
FIRE Jovem descansando

Pra ser sincero esta é a primeira vez que reflito sobre a origem dessa minha busca pela independência financeira. 

Se fosse para dizer uma coisa só: preguiça. Sério! Sempre fui uma pessoa muito preguiçosa, gostava apenas fazer as coisas em que eu era bom, nunca fui proavito ou prático, minha criação e a preguiça inata pesaram neste ponto. Só durante a faculdade me dei conta de como a proatividade era uma qualidade fundamental para 'vencer'. 

Sempre fui um ótimo aluno e sempre gostei de esportes, com isso,  aliado ao fato de estudar em escolas pouco voltadas ao vestibular, conseguia levar tranquilamente os estudos e gastava meu tempo livre dormindo, jogando futebol ou lendo coisas na internet. Desde cedo soube valorizar essa vida mansa que levava, e também soube que assim que a faculdade/trabalho iniciassem eu teria que abandonar a tranquilidade.

Além da preguiça, sempre tive vontade de realmente ajudar as pessoas, no meu dia a dia tento fazer isso nas pequenas atitudes e com trabalhos/ações menores, mas sei que para fazer algo grande é necessário investir tempo, recurso escasso quando há que trabalhar o dia todo. Por isso, no meu plano de longo prazo, quero usar meu tempo após da independência financeira para fazer a diferença na vida das pessoas. Admiro muito quem vive sua vida com esse propósito e não se importa com dinheiro, mas infelizmente (ou felizmente) sou mais pragmático e prefiro me garantir para aí então entrar de cabeça.

Assim, desde os 16/17 anos comecei pensar em maneiras de ganhar uma grana para tentar levar uma vida tranquila. De início me deslumbrei com o Poker, estudei bastante sobre o jogo e aprendi os principais conceitos, acumulei cerca de 200 dólares jogando no site Poker Stars sem nunca ter feito um depósito. Pelo menos metade dos 200 dólares foram ganhos em um golpe de sorte, mas depois passei a entender melhor o jogo e de fato ganhei uns trocados pela habilidade no jogo. Além do Poker online eu jogava presencialmente com um grupo de amigos de um vizinho, nestes joguinhos semanais eu conseguia uns trocados para comer na faculdade ou sair no fim de semana, é claro que nem sempre os ganhos vinham, mas no longo prazo eu tinha uma estratégia vencedora.

No terceiro ano de faculdade iniciei um projeto de iniciação científica em um dos laboratórios, recebia uma bolsa de R$ 400,00 por mês e o projeto durou cerca de um ano. Era 2017, eu queria ficar rico, bitcoin estourando e aparecendo em tudo quanto é canto... Logo, aliando a ansiedade pela grana, o FOMO ("Fear of missing out") e a forte vontade de viver uma vida mansa, investi uma grana (R$ 800,00) em Bitcoin lá nas alturas (R$ 50.000,00+) e, não só isso, passei a fazer 'trades' com criptomoedas em exchanges (sites que funcionam como uma 'bolsa de valores' das criptomoedas). A minha vida 'trader' durou cerca de 2 meses, estudei sobre análise técnica (indicadores, pivots, estocástico, OCO, OCOI...) e aventurei uma parte dos meus Bitcoins nos trades. Rapidamente percebi que o negócio não era para mim e larguei mão, deixei os Bitcoins/Altcoins na exchange e segui com meus estudos. Olhando em retrospectiva foi ótimo ter vivido essa fase tão novo, sem grana e ter abandonado rápido, afinal errei barato, errei rápido e aprendi com o erro o que é fundamental, uma vez que os erros são inevitáveis.

Já no início 2018 comecei a me interessar por outros tipos de investimentos, como ações e renda fixa, li muitos livros abordando o tema incluindo 'Pai Rico, Pai Pobre' que é quase um clichê para dar início à educação financeira. Em 2018 aprendi um pouco sobre os tipos de investimento e no fim do ano fui contratado para o meu primeiro estágio que se iniciaria em janeiro de 2019. Desde o primeiro salário eu já sabia o que iria fazer com meu dinheiro: investir! por isso comecei seguindo os passos básicos para construir patrimônio: 

1º Passo: como não tinha dívidas pulei o primeiro ponto: quitar todas as dívidas.
2º Passo: construção da reserva de emergência: levei cerca de 8 meses para construir minha reserva, que está depositada em Tesou Selic.
3º Passo: em agosto de 2019 comecei a realizar os aportes em renda variável.

E aqui estamos, no início de 2020 com o novo projeto para o ano: FIRE Jovem, o blog que, espero eu, relatará minha longa trajetória até a independência financeira. Nos próximos posts irei abordar com mais profundidade o lado financeiro da coisa, abrindo minha carteira de investimento, meu plano FIRE e meus objetivos de investimento.

Até o próximo post, um abraço a todos!

FIRE Jovem

3 comentários:

  1. E ae Fire Jovem!
    Lendo sua apresentação percebi que temos um perfil parecido em alguns aspectos.
    Gostei do tema do seu site. Você fez do 0 ou pegou algum template?

    Abraço e Sucesso na sua jornada.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, FEeI

      Sim, só pelo nome parece que temos algumas coisas em comum haha

      Cara, eu personalizei com alguns templates deste site: https://www.elainegaspareto.com/ Dá uma conferida lá, a dona do blog programa em html e disponibiliza alguns códigos e tutoriais.

      Vou te adicionar ao blogroll, tamo junto.

      Excluir
  2. Olá Fire Jovem, estou conhecendo seu blog hoje!

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa, seria maravilhosos se todos seus amigos tivessem sua mentalidade!

    Como é bom começar cedo, já vai evitar a primeira armadilha financeira que eu caí, financiamentos de longo prazo... existem controvérsias sobre isso, mas em geral, ter dívidas é péssimo. Talvez eu consiga um bom lucro ao vender minha casa hoje, mas posso te adiantar que vender um imóvel não é tão fácil e se eu tivesse investido o valor da diferença entre o aluguel e a parcelo do financiamento, poderia estar em uma situação melhor, ou não.

    Vou acompanhar sua jornada, espero que consiga alcançar teus objetivos! Abraços

    ResponderExcluir



FIRE Jovem - Os Fundos de Gestão Ativa Brasileiros batem o Mercado? O Veredito - Parte III

  Olá, caros leitores, antes de mais nada peço que, caso não tenham visto, leiam os posts anteriores desta série. É importante lê-los para q...

Topo