FIRE Jovem - Carteira de ativos

18 de janeiro de 2020

Olá, senhoras e senhores


Hoje o FIRE Jovem irá apresentar a carteira atual de ativos (janeiro de 2020) para independência financeira e um breve resumo dos meus investimentos em 2019.


Carteira para independência financeira no brasil - movimento FIRE - FIRE Jovem
Carteira para independência financeira - FIRE Jovem 
Bom, comecemos com uma breve história dos meus investimentos: em janeiro de 2019 comecei meu primeiro emprego como  estagiário na indústria química. O salário é de aproximadamente R$ 2.000,00 e meus gastos mensais diretos são de cerca de R$ 500,00 em média (sim, moro com meus pais). Por isso os aportes mensais calculados no plano para independência financeira foram de R$ 1.500,00. Em 2019 a rentabilidade projetada foi de 0% por dois motivos: 
- Motivação: começar a jornada batendo as primeiras metas com mais facilidade.
- Focar em poupar dinheiro e aportar mais desde o primeiro ano, uma vez que a rentabilidade é secundária, especialmente com patrimônio baixo.

Desde o início já sabia que iria investir toda a grana que eu conseguisse acumular, assim, nos primeiros 8 meses do ano me dediquei à criação da minha reserva de emergência que foi alocada em Tesouro SELIC. Neste meio tempo estudei muito sobre investimentos, particularmente sobre ações, consumi todo material que encontrei na internet: blogs, livros, vídeos e fóruns. Assim, findados os 8 meses de construção da reserva eu estava pronto para começar os aportes em ativos de renda variável.

Entre agosto e dezembro de 2019 investi unicamente em renda variável (ações e FIIs) e deixei uma pequena parte reservada como Caixa (vide os 7 Princípios) em uma conta de banco digital com rendimento próximo da SELIC. Atualmente minha carteira conta com 7 ações e 2 FII. 

Como explicitei no post de alocação-alvo de ativos, pretendo que minha carteira esteja 69% alocada em ações e 15% alocada em FIIs. Ainda não defini o número total de ações e FII, mas imagino algo entre 15-20 ações e cerca de 10 FII para diluir o risco não-sistêmico e reduzir a influência de um único ativo sobre a carteira. Neste momento a alocação real dos meus ativos está da seguinte forma:

Alocação de ativos 2019 - FIRE jovem - movimento FIRE Brasil
Alocação de ativos 2019 - FIRE Jovem 
Lembrando que a alocação alvo é: 69% ações, 15% FII, 15% Caixa e 1% Cripto/Capital de risco. A alocação alta em cripto se deve por dois motivos: o primeiro é que o patrimônio total é irrisório para uma alocação de 1% em qualquer coisa, além disso, antes de iniciar minha jornada para independência financeira eu já havia comprado Bitcoins (em janeiro de 2018) e eles estão aí representando uma parte considerável da minha carteira. Nos próximos aportes pretendo reequilibrar as porcentagens de Fundos Imobiliários e de Caixa.

Agora vamos aos resultados de 2019:

1. Excluindo Reserva de emergência e Caixa:
- Capital investido: R$ 10.628,75 
- Montante Final: R$ 11.826,49 
- Rentabilidade: 11,27%
- Rentabilidade ações: 14,11% (desde agosto)
- Rentabilidade FII: 21,78%

2. Incluindo Reserva de emergência e Caixa*:
- Capital investido: R$ 20.677,12 
- Montante final: 22.276,49  
- Rendimento: 7,73 % 
- Patrimônio em Caixa: R$ 1.067,00

- Patrimônio planejado (2019): R$ 18.000
- Patrimônio Total: R$ 23.343,49
- % da Meta: 130%

*A princípio inclui a reserva de emergência como Patrimônio, sei que não é o ideal e provavelmente mudarei isso no meu planejamento.
** Optei por colocar o Caixa separado pois não consegui rastrear a rentabilidade dele em 2019 por ser uma conta digital. Em 2020 vou usá-lo apenas como investimento e passarei a contabilizar a rentabilidade.

No fim das contas consegui bater minha meta financeira para 2019 em 30% graças ao bull market das ações e FII, à projeção de rentabilidade 0% para o ano e também pela capacidade de poupar que excedeu o esperado. Que venha 2020 e que as metas continuem sendo batidas.

Boa sorte á todos nós em 2020!

FIRE Jovem

5 comentários:

  1. Nada de renda fixa? Corajoso hein! E quando a bolsa cair 50%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A renda fixa está alocada junto com a categoria 'Caixa', com o tempo devo aumentar a composição dela na carteira.

      Excluir
  2. Te adicionei na blogroll também !
    Abraços

    Rumo a IF
    https://rumoaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fala FJ. O tema (layout) do seu blog é muito legal, só achei que ta tudo muito grande.

    Principalmente na tela inicial, acho que da para você dar uma harmonizada. Parece que está com a opção de acessibilidade para idosos ativada.

    Lembrando que é só uma opinião minha, caso tenha algum valor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Engenheiro Investidor!

      Obrigado pelo aviso, pode ser que seja pelo tamanho da tela, vou dar uma olhada nisso

      Excluir



FIRE Jovem - Os Fundos de Gestão Ativa Brasileiros batem o Mercado? O Veredito - Parte III

  Olá, caros leitores, antes de mais nada peço que, caso não tenham visto, leiam os posts anteriores desta série. É importante lê-los para q...

Topo