FIRE Jovem - Janeiro 2022 R$ 85.489 (-1,48%)

31 de janeiro de 2022

Olá, caros leitores e leitoras deste pequeno blog, venho aqui mais um mês apresentar-lhes como andam as minhas finanças pessoais e em que pé estamos nessa longa jornada até a independência financeira. Como um bom mês de janeiro, os gastos pesaram bastante por aqui, principalmente com o pagamento do IPVA e uma franquia do seguro do carro após um incidente com um desses postes que insistem em bater nas laterais dos carros. A taxa de poupança no mês foi baixa, de apenas 22% com relação à renda líquida, mas felizmente sobrou um restinho do décimo terceiro pago em dezembro para ajudar nos aportes.


FIRE Jovem - Fechamento Mensal - Janeiro 2022

Nos investimentos o mês não foi bom: com a forte queda do Bitcoin (-22,57%) somado à queda do dólar, a parcela de investimentos do exterior caiu com força em janeiro (-7,05%). Na realidade, a única classe de ativos que ficou no positivo este mês foram as ações brasileiras (+3,76%), ainda que significativamente abaixo dos ganhos do BOVA11 que beiraram os 7,0% no mês. Mas é isso, esse é o preço que se paga pela diversificação, não dá para ganhar todas as batalhas, o que importa é ganhar a guerra. Na imagem abaixo vocês podem conferir o histórico de rentabilidades da carteira do FIRE Jovem:


IRE Jovem - Histórico de Rentabilidades - Janeiro de 2022


Apesar do mau início em 2022, a carteira do FIRE Jovem ainda se mostra vantajosa com relação ao índice BOVA11 e o CDI desde o seu início em fevereiro de 2019. Esperamos tempos melhores pela frente. A seguir alguns números importantes:


Patrimônio Total: R$: R$ 85.489 (R$ 83,4k em dez/21)
Variação Patrimonial: + 2,57% (vs. dez/21)
Rentabilidade no mês: -1,48% (+0,98% em dez/21)
Rentabilidade Acumulada Início (fev/2019): 27,56% (calculada por regime de cotização)

Apesar da rentabilidade negativa realizei um aporte de R$ 2,5k em ETFs no exterior aproveitando a breve queda do dólar, por isso a variação patrimonial ao final do mês foi positiva. Os aportes foram feitos seguindo a minha estratégia de alocação no exterior, neste mês aportei nos seguintes ETFs: EEMV, AVDV, AVUV e IQLT. Atualmente a alocação global da carteira se encontra assim:


FIRE jovem - Alocação da Carteira - Jan/22

Felizmente seguimos acima do patrimônio planejado para o mês de janeiro, com uma folguinha de 9% com relação ao plano (R$ 78,8k planejados). Em janeiro também recebi uma querelinha em dividendos, totalizando R$ 94,40, sendo a maior parte dos dividendos proveniente dos fundos imobiliários. 

Para além destes rígidos números: a vida vai bem, gosto do meu trmapo e do pessoal de lá, inclusive recebi uma proposta para ganhar mais em outra empresa mas acabei optando por ficar. Levei algumas coisas em consideração antes dessa decisão como: projeção de carreira, ambiente de trabalho, distância do trabalho até minha casa (no novo trampo seria o dobro do tempo e provavelmente a carga de trabalho seria bem maior). Enfim, creio que fiz uma boa decisão. 

Neste mês também aproveitei para estudar sobre marketing digital, foi ótimo para entender melhor como funcionam as coisas por trás dos panos. Posso dizer que no início fiquei bem animado com as perspectivas de vender produtos como afiliado e criar 'funis de venda' para tal, mas logo a minha excitação se dissipou. No momento estou cogitando a ideia de criar um canal no YouTube para divulgar alguns materiais que estou preparando ligados ao tema da independência financeira. Um deles, inclusive, é um eBook, e vocês podem conferir o primeiro capítulo dele neste post em que falo sobre a Previdência Pública no Brasil e porque não podemos depender do INSS.


É isso, caros amigos, espero que curtam e aproveitem o post, um abraço e ótimo 2022 a todos vocês!


8 comentários:

  1. Olá!

    Sabe, graças aos blogs que eu acompanho acabei de perceber que cometi um erro no meu fechamento mensal de janeiro, agora já corrigi mas inicialmente tinha fechado com -2,5% negativo e agora ficou 1% negativo... olhando a maioria dos colegas da finansfera com as ações positivas em janeiro eu fui revisar minha posição de novo, porque tinha ficado bem negativo, e acabei de perceber que algumas ações sumiram da minha custódia, foram "alugadas"... segunda vez que me acontece, no final as minhas ações estavam positivas também :)

    Mudança de trabalho sempre tem que ser bem avaliado mesmo, é complicado demais saber se tomou a decisão certa, só o tempo dirá.

    Marketing digital é bem interessante, uma vez eu fiz uma conta na hotmart pra ver como funciona a plataforma, então criei um ebook sobre investimentos e coloquei a venda por lá, já tem 3 anos isso, nos primeiros dias eu tive umas 4 vendas e até me animei, mas depois percebi que isso provavelmente foram usuários da própria plataforma que compraram pra ver se valia a pena se tornar um afiliado e revender o meu produto, que é uma das formas mais fáceis de ganhar dinheiro, recomendando produtos nesses programas de afiliados.

    Uma outra coisa que vi na época é que tem muita gente vendendo curso de marketing digital usando a própria plataforma de marketing digital, quase parece um sistema de pirâmide financeira haha

    Pela minha experiência eu acredito que a melhor plataforma para ganhar dinheiro na internet seja o Youtube, demanda tempo pra criar bom conteúdo e ainda precisa usar outras redes sociais como Instagram e Facebook para ajudar na divulgação, mas depois que você tem um bom número de inscritos e vai acumulando conteúdo, isso vira uma bola de neve e vai crescendo "organicamente", sem precisar investir tanto na divulgação, tem muitos nichos que podem ser explorados, uma vez eu me aventurei na parte dos games, fazendo alguns tutoriais e umas lives, mas depois acabei ficando sem tempo pra jogar e abandonei.

    Vou parar por aqui, comentário mais grande que o post kkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado pelo excelente comentário, Bilionário!

      Eu lembro que você comentou aqui há um tempo atrás que havia feito algumas vendas na hotmart, interessante essa percepção de que foram os próprios afiliados, mas não deixa de ser algo interessante, pq se eles gostassem poderiam começar a multiplicar suas vendas, quem sabe... Um dos meus projetos é um eBook sobre IF, já está com quase 200 páginas (tamanho A5), vamos ver se termino nesse ano.

      Poxa, interessante sua visão sobre o YouTube, você chegou a fazer uma graninha por lá? Estou buscando exatamente essa bola de neve que você comentou, no começo deve ser difícil, mas se a coisa engrenar pode ser uma mudança completa de vida haha. Estou pensando em fazer um canal sobre investimentos mesmo, minha namorada gostou da ideia e ela pode me ajudar com a parte de edição/identidade visual... vamos ver no que dá

      Um abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, Fire Jovem. Gosto muito do seu estilo de escrita. Talvez, um dos mais sucintos e breves que li, extremamente didático. Por fim, na minha opinião, a valorização patrimonial se consolidando mês a mês meio que ceifa a perda de rentabilidade. Parabéns pelos resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PR! Fico muito feliz em ouvir que vc gosta da escrita, tento deixar bem sucinto nesses posts de fechamento pq sei que a galera lê uma porrada deles kk. Grande abraço!

      Excluir
  3. FIRE JOVEM,

    Você consegue um feito e tanto ao bater o BOVA11 e o CDI desde que começou sua carteira, eu ainda não tinha parado para olhar meu desempenho em comparação a esses referenciadores e só viu conferir depois do seu post. Infelizmente não foi uma boa experiência hahaha'.

    Gosto muito da forma da sua carteira, é mais ou menos aquilo que quero para a minha carteira no futuro.

    Também gosto muito do seu estilo de escrita, é muito bom ler os seus posts.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PI! Pessoalmente eu julgo que bati o IBOV mais por sorte do qualquer outra coisa, particularmente o fato de ter bitcoins na carteira desde o início ajudou muito na rentabilidade.

      Muito obrigado pelo elogio, fico feliz saber que a leitura agrada vcs!

      Abração!

      Excluir
  4. Fire, meus parabéns pela evolução do patrimônio.

    Vejo essa área de marketing digital muito parecida com a área de "Empreendedorismo de Palco". É preciso investir bastante tempo para produzir conteúdo relevante e de qualidade, além de investir um valor em equipamentos de áudio/vídeo/edição.
    Se você realmente entrar nessa, divulgue o canal que com certeza nós da blogosfera de finanças iremos acompanhar.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fala Jão!

      Concordo com você, fiz alguns testes iniciais no marketing digital com venda de produtos afiliados mas acho que não é pra mim, os produtos que mais vendem tendem a ser de nichos um tanto apelativos como emagrecimento, relacionamentos e dinheiro (com promessas apelativas), não é o tipo de coisa que me agrada.

      Imagino que com um canal no YouTube trazendo conteúdo de qualidade me sentirei mais confortável, e pode deixar que caso saia alguma coisa irei divulgar por aqui. Grande abraço!

      Excluir



FIRE Jovem - Os Fundos de Gestão Ativa Brasileiros batem o Mercado? O Veredito - Parte III

  Olá, caros leitores, antes de mais nada peço que, caso não tenham visto, leiam os posts anteriores desta série. É importante lê-los para q...

Topo