FIRE Jovem - Maio 2020: R$ 32.332,58 (+ 2,53%)

30 de maio de 2020

Olá, senhoras e senhores

Bom, sobrevivemos ao temido mês de maio, aparentemente o 'sell in may and go away' não rolou por aqui, o índice Bovespa subiu com força na casa dos 10% e deu uma boa levantada nas carteiras tupiniquins. Ainda é cedo para qualquer tipo de positividade, o Brasil é o novo epicentro da crise sanitária mundial, a política por aqui continua desastrosa e ainda estamos no pico da epidemia de coronavírus... Boa sorte pra quem tenta prever o mercado, o meu negócio é o longo prazo.

No fim das contas o mês de maio se mostrou ótimo pra carteira, a rentabilidade superou os 2% e o aumento de patrimônio beirou 10%, outro ponto positivo é que a carteira está praticamente no zero a zero desde o meu início nos investimentos em meados de 2019. O melhor de tudo: rompemos a barreira dos 30k! Vamos pra cima porque os 40k estão logo ali!

Patrimônio Total: R$ 32.332,58 (R$ 29.493,78) 
Variação Patrimonial: +9,63% (+21,17%)
Rentabilidade no mês: +2,53% (+4,59%) 
Rentabilidade Acumulada 2020: -6,77%
Rentabilidade Acumulada Início (fev/2019): -0,39%

Lembrando que os números entre parênteses são relativos ao mês de abril. Como já disse anteriormente, a carteira foi puxada pelo bom mês dos ativos em renda variável, em especial as ações (+ 4,7%). É interessante notar que a subida das minha ações não foi alta como a do BOVA11 neste mês, mas eu já colhi os benefícios dessa menor volatilidade nos períodos de queda, quando minha carteira de ações caiu menos que a bolsa. Com o efeito dos aportes e da boa rentabilidade continuo com o patrimônio acima do previsto.

FIRE Jovem - Patrimônio Maio 2020

O patrimônio de hoje corresponde ao patrimônio planejado para o mês de setembro, portanto tenho uma gordurinha de sobra nos próximos meses. Com um pouco de sorte e disciplina logo logo podemos bater a meta de 2020, BORA!!

Aportes: os aportes deste mês foram focados em ações e FIIs, dei uma queimada no caixa para comprar algumas ações que julguei interessantes para o momento. Neste mês inclui duas novas ações e um FII na carteira, também fiz aportes em algumas ações que já possuía na carteira, aqui vai a lista dos ativos em que aportei (novos ativos em destaque):

LEVE3; LREN3; PSSA3; VRTA11; BBAS3; MYPK3; 

Aporte Real: R$ 1.974,09

O aporte esteve em linha com a minha renda e os baixos gastos durante a quarentena, uma parte do caixa foi direcionada às ações porque não estava aguentando ver BBAS3 com P/L de 4. Com isso a distribuição dos ativos ficou assim:


Deixarei de incluir a alocação-alvo da carteira porque, pra ser sincero, ainda não a tenho bem definida na minha cabeça, já troquei o peso dos ativos algumas vezes e acho que preciso de um pouco mais de experiência e reflexão para defini-la. 

Outros resultados:
Renda Passiva: R$ 9,12
Renda Passiva 2020: R$ 130,50

Parece que os FII estão sofrendo um pouco nessa crise e deram uma reduzida no pagamentos dos aluguéis nos últimos dois meses. Nesse mês também teve um mini-dividendo de LREN3 caindo na carteira.

É isso, meu povo, espero que continuem acompanhando o blog e que curtam os posts. Para além da grana: o mês não foi dos melhores, me senti pouco produtivo no trabalho e no meu desenvolvimento pessoal, estou empacado nos cursos e lendo menos do que gostaria, apesar de ser bem caseiro a quarentena já tá enchendo um pouco o saco kaka.

FIRE Jovem

10 comentários:

  1. Bom fechamento. Sobre a alocação, eu mudo a minha até hoje e já tenho um chãozinho de investimentos aí. É normal, logico que nada exagerado, sempre mudo quando acho alguma oportunidade ou acho que algo tá indo na direção errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, EI, ainda estou no começo e essa volatilidade forte dos últimos tempos me faz mudar de ideia com frequência. Por agora estou pensando em algo como 25% RF e 75% RV, mas precisa ter estômago nas crises...

      Excluir
  2. Olá, FJ!

    Sua rentabilidade tanto do mês quando acumulada estão boas, dado o cenário que estamos vivendo.
    Criptomoeda é algo que pretendo estudar para quem sabe passar a incluir no portfólio.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, ET! Bom ver gente nova por aqui!

      Eu deixo um pouco de cripto no portfolio porque gosto da 'filosofia' por trás e acho que tem um potencial assimétrico de ganhos, vai saber kk

      Vou da uma olhada no seu blog

      Abraço!

      Excluir
  3. Crescendo e crescendo, jajá vai bater nos 100k e lembrar com carinho de quando estava aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, EI! Ainda tem chão pros 100k, mas é isso aí, quando chegar lá vou olhar pra trás com orgulho e carinho. Tamo junto!

      Excluir
  4. E aí FJ beleza?

    Parabéns pela marca dos 30K alcançados!

    Quase fui de BBAS3 esse mês também, mas optei por aportar em ITSA4/BBSE3 no final. Quem sabe esse mês...

    Atenciosamente,
    ~Quinn

    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu Quinn

      Acho ITSA e BBSE ótimos aportes, os bancos não recuperaram forte igual outros setores, quem sabe nos próximos meses...

      Excluir
  5. Parabéns pelo resultado.

    Estive de olho em BBAS3 em Abril, acabei não aportando nem em Abril e nem em Maio, mas é uma ação que quero estufar melhor para ter na carteira. Parece muito interessante.

    Abraços,
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, poupador!

      A gente nunca sabe a hora certa e nem se vai dar certo, mas BBAS3 tá bem interessante mesmo. Vou dar uma olhada no seu blog

      Abração!

      Excluir



FIRE Jovem - Junho 2020: R$ 34.873,11 (+ 3,51%)

Salve, salve! senhoras e senhores Com a alta da bolsa brasileira no mês de junho as carteiras da Finansfera devem apresentar um sinalzinho d...

Topo