FIRE Jovem - Agosto 2021 R$ 68.788 (+2,59%)

1 de setembro de 2021

 Diz o ditado que quem é vivo sempre aparece. Ao que parece o destino me incumbiu de fazer jus à sabedoria popular no post que vos escrevo. Depois de quase 1 ano longe destas virtuais páginas reapareço para atualizar meus queridos leitores, se é que ainda os tenho, sobre como vai a vida, o patrimônio e outras questões relevantes.


Antes de falar sobre a atualização patrimonial propriamente dita, gostaria de deixar-lhes um breve resumo sobre os últimos 11 meses em que estive distante. De forma bem sucinta: em janeiro de 2021 fui efetivado na empresa onde trabalhava como estagiário. Como é de praxe no mercado de trabalho atual, deixei o cargo de estagiário e alcei à posição de analista de engenharia. O analista de engenharia, para quem não sabe, é o funcionário que faz a mesma função de um engenheiro, a única diferença é o status social e o salário, ambos menores no caso do profissional que vos escreve. Com a efetivação minha renda aumentou consideravelmente, mais do que dobrando, além disso o trabalho vai indo muito bem, gosto do que faço, gosto dos meus colegas e sinto que tenho espaço para crescer. Recentemente recebi um novo aumento de salário como forma de me parabenizar pelo bom serviço prestado, além de ser uma forma da empresa dizer: "não vaza não, a gente precisa de você". Não tenho do que reclamar.


Para além do trabalho, continuo namorando uma linda moça interiorana e tenho saído poucas vezes devido à pandemia. Formei-me engenheiro químico no final de 2020, continuo apreciando a leitura de livros, xadrez e mercado financeiro. Recentemente recebi a segunda dose da vacina e espero que as coisas melhorem daqui para frente. Ademais, continuo firme no meu plano de independência financeira, investindo todos os meses e diversificando sempre que possível. Inclusive, como verão a seguir, abri conta em uma corretora internacional (TD Ameritrade) e estou investindo por lá. Em linha com a literatura científica mais atualizada sobre mercados financeiros, optei por investir apenas em ETFs, seguindo o modelo do Factor Investing. Pode ser que eu faça um post sobre assunto em breve.


Por fim, gostaria que soubessem que iniciei um projeto pessoal para escrever um livro sobre independência financeira. A ideia é conscientizar meus amigos mais próximos sobre o tema e dar-lhes um passo a passo daquilo que fazemos na comunidade FIRE. Pode ser que eu publique este livro em algum momento, não sei, vamos ver como as coisas se desenrolam, estou gostando do resultado até aqui.


Sobre minha relação com os investimentos, sinto que estou no 'automático', deixei de acompanhar constantemente o mercado e buscar incessantemente as melhores oportunidades, coloquei na cabeça que o que importa é a disciplina de aportar e diversificação, o resto acontece naturalmente. É por isso que devo migrar minha carteira de investimentos para um foco maior em ETFs e menos em ações individuais, sei que o mercado brasileiro ainda é limitado neste ponto, mas o cenário já está melhorando com os novos ETFs lançados.


Dito isso, vamos aos números :

Patrimônio Total: R$ 68.788 
Variação Patrimonial: +5,57%
Rentabilidade no mês: +2,59%
Rentabilidade Acumulada Início (fev/2019): 30,16% (calculada por regime de cotização)

Neste mês fiz um aporte de R$ 3.000 em ações internacionais, comprei alguns ETFs disponíveis no mercado americano. De forma geral estou diversificando entre regiões (Emergentes, EUA e Países Desenvolvidos-ex EUA) e em fatores de mercado (Qualidade, Valor e Small Caps). Como podem ver na imagem a seguir, meu patrimônio segue acima do planejado para o mês de agosto (68,7k real vs 61,1k planejado). Felizmente estamos segurando as pontas acima do planejamento desde o início da carteira.


Atualmente minha carteira está dividida em ações nacionais, ações internacionais (stocks), FII, ouro, criptomoedas, renda fixa e caixa. Dê uma olhada na distribuição ao final do mês de agosto:


Caso tenham curiosidade, estes são os ETFs que escolhi para aportar na minha carteira internacional e esta é a distribuição atual deles na minha carteira. Caso tenham qualquer dúvida ou queiram conversar sobre os investimentos internacionais é só deixar um comentário!


No mês de agosto recebi R$ 153 em renda passiva, a maior parte dela veio de ações nacionais. No ano de 2021 o acumulado recebido em renda passiva é de R$ 956, estou quase batendo R$ 1.000 no ano! 

É isso, pessoal, espero que esse seja um post de renascimento do blog, estive bem ocupado nos últimos meses mas farei o possível aparecer com mais frequência por aqui. Quem puder deixe aquele comentário pra dar uma força.


Por fim, deixo alguns aprendizados recentes:


- Algumas pessoas, feitos e realizações parecem incríveis e quase impossíveis de alcançar, mas elas são construídas por diversas sub-tarefas triviais e maçantes que as tornam incríveis quando somadas.

- Seja humilde nas discussões, peça desculpa quando estiver errado, provocar não é a melhor opção.

- A prática disciplinada (dedicada, focando em melhorar os pontos fracos e com tempo dedicado) é a melhor forma de se tornar melhor em qualquer habilidade. 

- Tudo é treinável, até a inteligência. O que precisamos é escolher o aspecto correto da vida para nos treinarmos e termos disciplina suficiente para ir até o fim em nossa decisão.

- HUMAN BEHAVIOR: nunca interprete um comportamento com base em uma única área do conhecimento. No fim das contas sempre será um interação de diversos fatores incontroláveis e imprevisíveis que levaram àquela conclusão (palestra de Robert Sapolsky).

- Sempre pense nos seus erros antes de julgar o dos outros. Os jovens são pretensiosos e não olham para si.

Obrigado e um grande abraço!


4 comentários:

  1. Olá FIRE, meus parabéns pela efetivação, agora vai render mais os aportes :)

    Boa iniciativa de escrever, é um desafio escrever um livro mas pode ajudar pessoas e quem sabe ainda lucrar um pouco, eu fiz um ebook uma vez sobre investimentos, bem simples, e coloquei no hotmart, só para experimentar, e até que tive umas vendas haha eu achava que não venderia nada.

    Negócio de ETFs eu fiz alguns estudos recentemente, e no final eu acho que se for querer comprar vários pra diversificar no mundo todo, tem o VT que é global, dá pra simplificar a carteira só com ele, a não ser que queira gerenciar os percentuais e fazer balanceamento... mas acho que no final a rentabilidade vai ficar bem parecida.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal, não sabia sobre o seu eBook. Você chegou a fazer algum marketing em cima ou só colocou lá pra ver o que dava?

      Então, eu conheço o VT e acho uma ótima opção. Eu optei por fazer separadamente porque quis dar um peso diferente nas regiões (peso maior em emergentes), além disso o investimento em fatores não dá pra fazer só pelo VT. Mas essa é uma ótima dica, quanto mais simples melhor, vou até dar uma repensada

      Excluir
  2. Seja bem-vindo de volta!

    Todos os ETFs da sua carteira foram transportados para meus estudos sobre a minha estratégia de investimento no exterior, alguns não estavam no radar e vou mergulhar para entender a estratégia de cada um deles.

    Sobre o trabalho é muito que a sua empresa reconheça sua competência e tenha lhe concedido um aumento. A maior parte dos brasileiros trabalha em empresas que praticam o "cala a boca e agradece o que tem", estou cansado de ver pessoas com a função, mas sem o salário.

    Parabéns pelo ótimo resultado!

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom saber PI, se quiser alguma informação extra fique a vontade pra perguntar.

      E é verdade, fiquei bem feliz com o aumento, pra ser sincero não estava esperando tão cedo, imaginava que viria no fim do ano talvez.

      Obrigado e um abraço!

      Excluir



FIRE Jovem - Os Fundos de Gestão Ativa Brasileiros batem o Mercado? O Veredito - Parte III

  Olá, caros leitores, antes de mais nada peço que, caso não tenham visto, leiam os posts anteriores desta série. É importante lê-los para q...

Topo