FIRE Jovem - Setembro 2021 R$ 72.701 (+0,68%)

3 de outubro de 2021

 Opa, tudo bem com vocês? Depois de bastante tempo fora retornei com o fechamento mensal de Agosto, nos próximos meses buscarei manter a consistência, nem que seja apenas para dar as caras uma vez por mês no fechamento.


Em linhas gerais o mês de setembro foi relativamente bom, apesar da queda brusca do IBOVESPA minha carteira segurou bem e a rentabilidade foi de +0,68% no mês de setembro. No meu caso as ações nacionais que possuo não sofreram tanto quanto o ibov, acumulando uma leve alta de 0,54%, o mesmo aconteceu com os fudos imobiliários (+0,78%) e ações internacionais (+1,67%). Neste mês aportei cerca de R$3,7k, a maior parte destinada à reserva de oportunidade (Conta Nubank) e um tesouro pré-fixado com taxas atrativas (sim, sei que a SELIC vai subir mais, mas achei interessante começar a fazer um pé de meia com as taxas atuais).


Nos investimentos sigo na mesma pegada dos últimos meses: não tenho acompanhado com frequência o mercado e nem me preocupado muito com ele, foco no trabalho e manter a disciplina de aportar todos os meses, o resto virá de um jeito ou de outro. O projeto do livro sobre independência financeira ainda está de pé, no entanto andou a passos lentíssimos no mês de setembro. Como os autores de blog devem saber, escrever é uma atividade que demanda esforço e tempo, ultimamente tem sido difícil :P, mas boto fé que quando acabar o trabalho vai ser bem feito.


Dito isso, vamos aos números (em parênteses o mês anterior) :

Patrimônio Total: R$: R$ 72.701 (R$ 68.788)
Variação Patrimonial: + 5,69% (+5,57%)
Rentabilidade no mês: +0,68% (+1,60%)
Rentabilidade Acumulada Início (fev/2019): 30,20% (calculada por regime de cotização)

Como disse, fiz um aporte total de R$ 3,7k neste mês, sendo 1k para reserva de oportunidade e 2,7k em Tesouro Pré 2026. Na imagem abaixo vocês podem ver como meu patrimônio está com relação ao meu plano de aposentadoria (que inclusive já foi revisado, em breve posso falar sobre ele por aqui). Como verão a seguir, meu plano previa cerca de R$ 64k para setembro de 2021 e estou com cerca de 6k a mais. Talvez no próximo mês eu bata a meta de patrimônio para o ano de 2021 (73k) se os investimentos derem uma forcinha.



Com isso a alocação da minha carteira ficou da seguinte forma:



Ainda está um pouco distante da minha alocação alvo, a principal diferença são os investimentos internacionais (Stock no gráfico), atualmente minha carteira conta com ~20% nesta classe e meu objetivo é chegar a 30%. As demais classes estão relativamente próximas da alocação alvo. Sobre a renda passiva: no mês de setembro recebi R$ 59 em dividendos, a maioria deles vindos de fundos imobiliários e ETFs internacionais. Por fim, deixo um resumo da rentabilidade histórica da minha carteira com relação ao IBOV nos últimos anos:



Percebam que são poucos os meses em que minha carteira sobe mais que o IBOV (resultados em verde), quando o IBOV sobe com força a carteira sobre com menos intensidade, no entanto nas quedas do IBOV a carteira segura relativamente bem, creio que esse é o ponto principal para estar acima do índice. Além disso há um forte viés de curto prazo, pois o IBOV vem caindo nos últimos meses e a carteira tem andado de lado, mas é certo que se o índice der uma disparada meus investimentos não irão acompanhar.

Bom, sobre os investimentos é isso. Na vida pessoal as coisas continuam tranquilas, no trabalho vai tudo bem, tenho aprendido bastante e sinto que a moral com os chefes está boa. O namoro vai bem e agora que estou vacinado tenho visto meus amigos com mais frequência, até voltei a jogar meu sagrado futebolzinho. No tempo live sigo lendo bons livros (o último que li foi o Homo Deus do Yuval Harari, muito bom por sinal), indo na academia e procrastinando no YouTube.

Aprendizados do mês:

- No fim das contas a maioria das pessoas não se importa DE VERDADE com o que você pensa e faz, portanto não deixe de fazer as coisas que julgar interessantes por meio do julgamento alheio. 

- Como diria Bob Dylan: Don't criticize what you can't understand

É isso, queridos, espero que leiam o post e interajam com este jovem autor, grande abraço!

3 comentários:

  1. Olá!

    Segurou bem mesmo, a minha ficou negativa em todos os tipos de ativos hehe, até a renda fixa estrangeira deu uma quedinha, só CDB e BTC no positivo em setembro.

    Eu não terminei de ler Homo Deus, mas o Sapiens eu li todo e é muito interessante. Falando em futebol, segunda-feira voltei a jogar depois de 4 anos parado, eu tinha me lesionado antes da pandemia, que dor nas pernas que estou hoje kkkk

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fala bilionário! Eu li Sapiens também, o livro é excelente.

      A renda variável no curto prazo depende muito de sorte, no longo prazo os resultados vem! E futebolzinho dps de um tempo sem jogar é foda, fica a semana inteira quebrado kk

      Excluir
  2. Muito interessante o balanceamento dos seus investimentos.

    Ter uma rentabilidade positiva em um mês tão tenso como Setembro de 2021 é algo a se celebrar.

    O importante é que você está acima do planejado.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir



FIRE Jovem - Os Fundos de Gestão Ativa Brasileiros batem o Mercado? O Veredito - Parte III

  Olá, caros leitores, antes de mais nada peço que, caso não tenham visto, leiam os posts anteriores desta série. É importante lê-los para q...

Topo